domingo, 7 de fevereiro de 2016

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Serviço de Imagem

A função de Supervisor de Aplicação das Técnicas Radiológica é de muita importância para o bom funcionamento e a segurança nos serviços. O Supervisor deve atuar tanto na parte técnica quanto na parte administrativa, fiscalizando a execução das técnicas radiológicas aplicadas na realização dos exames, orientando quanto aos riscos das radiações e até mesmo vendo a necessidade de treinamentos periódicos, mantendo uma educação continuada para todos os profissionais envolvidos no processo.

Deve realizar os serviços administrativos do setor, procurando sempre controlar e diminuir os custos financeiros sem a necessidade de interferir na qualidade final do diagnóstico que é primordial para a pesquisa de patologias dos clientes e a melhor imagem para os médicos solicitantes.

O supervisor deve estar sempre atento aos contratos de manutenção dos equipamentos, controlando as manutenções preventivas, manutenções diárias e manutenções reparadoras imediatas, evitando a paralisação dos serviços e a qualidade  das técnicas aplicadas.

A gestão administrativa nos serviços de imagem deve ser sempre realizada por um profissional de radiologia, quem tem o conhecimento técnico das técnicas aplicadas. Visando sempre a melhoria dos processos. Estar sempre atento ao PPR – Plano de Proteção Radiológico, Memorial Descritivo e aos cursos de atualização em Proteção Radiológica de sua equipe.

É de suma importância que o supervisor de aplicação das técnicas radiológicas, acompanhe diariamente o índice de rejeitos de filmes, através de coletas de dados com planilhas excel, assim poderá detectar as causas principais dos rejeitos, tais como posicionamento, colimação inadequada, sub e super exposições das técnicas, processamento dos filmes, entre outros. No acompanhamento diário vamos conseguir detectar se as causas de falhas são devido à falta de calibração dos equipamentos, limpeza e conservação das processadoras de filmes, falha na aplicação das técnicas pelos profissionais envolvidos e até mesmo problemas na rede elétrica da unidade.


Oscar David Pereira Alvarenga

Um comentário: